Como se faz objetos com marchetaria

Esboço e confecção da peça de madeira

Inicialmente deve-se fazer um esboço do trabalho a ser realizado, com um desenho contendo formato, medidas e espessuras das peças.Posteriormente será iniciado o corte das peças, que podem ser de compensado ou MDF, hoje em dia muito utilizado pela industria moveleira. Na fase de montagem as peças são unidas, através de encaixes ou através de processo de colagem com reforço de pregos. Com a peça montada, vem a fase de preparação da marchetaria em si.

Escolhendo as lâminas de madeira

A escolha das lâminas de madeira é muito importante, pois não podem apresentar rachaduras, ondulações ou outros defeitos. Neste momento também é definida a tonalidade, padrão de veios da madeira e filetes marchetados,  que deverão combinar com a lâmina escolhida.

 

Filetes marchetados

Existem no mercado diversos modelos de filetes marchetados, prontos para aplicação, mas os detalhes de cada peça podem também ser confeccionados, sejam eles geométricos ou não. O que fará a diferença neste caso é a imaginação e habilidade do artesão.  Ao lado exemplo de filetes marchetados, prontos para aplicação.

 

Cortando a marchetaria

Seguimos então com a fase de preparação da marchetaria. Aqui são empregadas diversas técnicas, dependendo do tema escolhido para a marchetaria, geométrica, artística, etc. No caso de trabalhos geométricos utilizamos normalmente uma régua de aço, um estilete ou faca de marchetaria para corte das peças, que antes de serem cortadas são recobertas com fita crepe, pois assim não correm o risco de quebrar. Em outras técnicas também são utilizadas serras de arco, tico-tico de bancada e cavaletes para marchetaria, como o da foto ao lado. Esses cavaletes não são facilmente encontrados, principalmente no Brasil, porém, existem projetos na Internet que possibilitam a confecção dos mesmos.

Montando o painel marchetado

Após a criação das peças com as lâminas de madeira, deve-se formar o painel com todas as peças cortadas, aplicando sempre fita crepe no lado oposto do que será colado. Importante nunca cortar as peças no tamanho exato do objeto, sempre deixando uma margem de um centímetro de sobra. Isto evita erro no momento da colagem.

Aplicando o painel ou lâmina na peça

A próxima etapa é a aplicação dos painéis ou lâminas no objeto construído. Para isto existem diversas formas, mas a que prefiro é a colagem com cola de contato. Com o auxílio de um lápis de carpinteiro, marca-se nas lâminas onde as peças serão coladas. Aplica-se cola em ambas as partes, aguardando aproximadamente 5 minutos para a cura da cola. Somente quando a cola não grudar mais ao contato das mãos, aplica-se a marchetaria na peça. É importante que após a aplicação seja feita pressão na peça para colagem uniforme. Para isto utiliza-se um batedor de borracha e um martelo de latão, que possui dois lados, uma para bater os cantos e outro para alisar a lâmina. Com um estilete retira-se então as sobras das lâminas, com muito cuidado. O mesmo processo deve ser realizado com todas as peças e, somente após a colagem da última peça retirasse a fita crepe do objeto. Isto garantirá que a peça não fique com resquícios de cola. A peça então está pronta para receber o acabamento, que será comentado em outro artigo.

 

 

 

 

2 Responses to “Como se faz objetos com marchetaria”

  1. Antonio says:

    Prezado,

    Poderia me informar um site que tenha um projeto de cavalete de marchetaria.

    Grato pela atenção,
    Antonio

Deixe seu comentário